Um Guia do Caminho do Sol

‘Onze Dias’: uma jornada de 241 quilômetros a pé

Onze Dias relata a viagem de três amigos pelo Caminho do Sol – um roteiro de 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. O projeto é uma plataforma multimídia estruturada inicialmente na internet, com site e redes sociais, que contará com a publicação de um livro-guia detalhando a peregrinação do grupo pelo roteiro.

O empresário Rafael Stein, seu irmão, o turismólogo Guilherme Stein, e a jornalista Ana Carolina Silveira respondem pelo projeto, que reúne conteúdo a partir da experiência de preparação e da caminhada, servindo de inspiração a pessoas que pretendem fazer a viagem.

O livro-guia terá um passo a passo ilustrado para consulta desde o momento em que se inicia a pesquisa sobre o Caminho, a decisão de fazê-lo, um check list dos itens da viagem, a preparação física necessária para enfrentar a jornada, informações como o valor estimado dos gastos com a caminhada, as distâncias percorridas diariamente, as características do trajeto, as acomodações e o que é possível conhecer em cada cidade.

Assim como não há um público definido para o Caminho do Sol, a publicação poderá ser lida por estudantes, profissionais de todas as áreas, donas de casa, empresários e aposentados interessados em abandonar temporariamente suas atividades cotidianas para tornarem-se peregrinos.

O Caminho do Sol é um roteiro que nasceu em 2001 e pode ser interpretado como “preparatório ao Caminho de Santiago de Compostela”. Frequentemente é utilizado por peregrinos que querem “reviver” a experiência do caminho espanhol. A maioria dos peregrinos o faz por motivos religiosos e outros, por esporte e turismo.

Quase todo o trajeto corta fazendas no interior paulista. A ideia é valorizar a introspecção e o despojamento material. Rafael, Guilherme e Carol iniciarão a jornada no dia 9 de setembro e a viagem poderá ser acompanhada pelo www.onzedias.com.br, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A expectativa é de uma experiência de autoconhecimento, uma possibilidade rica e talvez única de lidar com as forças e fraquezas, apreender e recomeçar e seguir em frente.