Quantos passos serão dados no Caminho do Sol?

O Caminho de Santiago – Uma Peregrinação ao Campo das Estrelas
22 de Maio de 2014
Relatos de um Cajado – Contos & Causos Peregrinos, Vivenciados No Caminho do Sol
30 de Maio de 2014
Exibir tudo

Quantos passos serão dados no Caminho do Sol?

Durante a nossa peregrinação pelo Caminho do Sol quantos passos daremos?

Para responder esta pergunta iremos utilizar um pedômetro: já ouviu falar? O aparelho serve para contabilizar os passos dos corredores durante os treinos ou provas. Apesar de não ser 100% preciso, ajuda os corredores com a performance. Como não estamos preocupados com a performance usaremos apenas para controlar os passos na caminhada.

Como calcular o comprimento do passo?

Um passo normal é a distância que uma perna percorre ao caminhar. Esta é a distância entre a marca do calcanhar de uma perna até a marca do outro calcanhar. Um passo largo é, geralmente, o comprimento de dois passos ou a distância da marca de um calcanhar até a próxima vez que esse mesmo calcanhar tocar o chão. Veja a seguir como medir tanto o andar normal quanto o passo largo.

Instruções:

  1. Meça seu andar ou passo largo no meio da caminhada. Dê alguns passos antes de medir e mais alguns depois. Seus primeiros e últimos passos não costumam refletir bem o comprimento médio do seu andar.
  2. Ande através da água para medir seus passos. Faça uma poça d’água na calçada e comece a andar alguns metros antes dela. Ande em direção à poça, passe por cima dela e continue andando por mais alguns metros. Volte até a poça e meça a distância entre suas pegadas molhadas para saber o comprimento do seu andar ou passo largo.
  3. Estabeleça uma pequena área limitada para caminhar, algo entre 6 e 15 metros. Comece a andar antes da área de medida para que, antes de entrar nela, possa entrar em seu ritmo normal de caminhada. Continue atravessando essa área e conte o número de passos que lhe toma. Divida o número de metros da área pelo número de passos que você deu para determinar o comprimento do seu passo. Dobre esse número para os passos largos.
  4. Marque uma linha de início no chão e então ande até ela. Sem alterar seu passo, continue andando depois da linha até ter dado dez passos além dela. Marque a área no chão onde seu calcanhar toca no chão no décimo passo. Meça a distância dos dez passos e divida o número por 10 para obter o comprimento do seu passo. Dobre esse número para o passo largo.
  5. Você pode conferir os resultados em qualquer um desses métodos usando a fórmula matemática para calcular a média do comprimento de passos. O comprimento de um passo de uma pessoa é aproximadamente proporcional à sua altura. De acordo com a Colorado State University, se você é homem, seu passo mede aproximadamente 41,5% da sua altura. Se você é mulher, seu passo mede cerca de 41,3% da sua altura. Independentemente do seu gênero, divida o comprimento médio do seu passo largo por dois para obter o comprimento médio do seu andar normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *