“Quarqué caminho sai na venda”. Simples assim. Quer chegar ao Armazém do Limoeiro, construído em 1901 na Fazenda Limoeiro da Concórdia, em Itu? Não há segredo. Mas nós escolhemos chegar ao local a pé em nosso trajeto de Onze Dias pelo Caminho do Sol, a partir de 9 de setembro. O que significa que estaremos lá no dia 11 e, com quase toda a certeza, seremos recebidos com música – quem sabe até mesmo por violeiros – o que tornará ainda mais emocionante essa parada.

Hoje o armazém é uma atração turística por sua fachada grandiosa e por conservar as mesmas características do passado. É um ponto de encontro que se tornou famoso por receber pessoas ou grupos dos mais diversos e acabou se tornando parada de peregrinos do Caminho do Sol, cavaleiros, ciclistas e turistas do Roteiro Caipira.

Débora Nunes, que assumiu a gestão do armazém no ano passado, lembra que o local ficou fechado por 20 anos. Após reaberto tornou-se ponto de referência na rota do Caminho do Sol. “Toda vez que recebemos os peregrinos nos emocionamos. O Caminho é uma rota de desprendimento, de reflexão. E a chegada ao Armazém é um momento de acolhimento”, diz Débora.

Único armazém da região em atividade, o local oferece produtos regionais, artesanato, comida no fogão a lenha e apresentações de música caipira. Tem dúvida sobre como chegar? Estrada da Concórdia, acesso pelo km 86 da Rod. D. Gabriel Paulino Bueno Couto para Jundiaí (Pedregulho), 28 km (5 km de terra). Se preferir, espere pelo dia 11 de setembro e nos encontre lá!