O que te levou a fazer o Caminho do Sol?
23 de setembro de 2016
Sato – A Jaguatirica e o Raio
30 de setembro de 2016
Exibir tudo

Os ossos de São Tiago

Os supostos restos mortais do apóstolo estão em uma catedral na Espanha. Mas pode ser que São Tiago nunca tenha ido à Península Ibérica.

Tatiana Achcar e Maria Fernanda Almeida
Publicado originalmente: Revista Super Interessante

A rota de peregrinação mais famosa do mundo leva à catedral de Santiago de Compostela – famosa por guardar os ossos de São Tiago, o padroeiro da Espanha. Mas como teria o corpo do apóstolo chegado à região conhecida pelos romanos por Finis Terra, o fim do mundo? São Tiago pode nunca ter pregado o Evangelho na península Ibérica. A sepultura na Galícia talvez não abrigue seus restos mortais.

Conta a tradição que Tiago foi pregar os ensinamentos de Cristo na Espanha, logo após a morte e ressurreição de Jesus. No ano de 44 d.C., já de volta a Jerusalém, o apóstolo foi decapitado; dois discípulos recolheram seus restos mortais e os transportaram num barco para a Espanha. Milagrosamente, apenas sete dias depois da partida, a embarcação teria chegado a Iria Flávia, então capital da Galícia, onde puderam sepultá-lo.

Com o passar do tempo, o cemitério foi abandonado e caiu no esquecimento. Até que, no século 9, um eremita avistou uma chuva de estrelas e, guiado por luzes, encontrou o túmulo do apóstolo. Este local passou a ser conhecido como Compostela (corruptela de campo estelar). A descoberta deu início às peregrinações, vindas de toda Europa.

Mais tarde, durante as guerras de Reconquista contra os muçulmanos, o rei Afonso II evocou a figura de São Tiago como padroeiro da Espanha para incentivar seus exércitos na luta contra os infiéis. Ainda segundo a lenda, em 844, na decisiva Batalha de Clavijo, o santo apareceu num cavalo branco e, de espada em punho, comandou o exército cristão à vitória. Esta lenda deu origem à imagem de Santiago Matamoros , em que Tiago é representado como um guerreiro.

Mas muitos teólogos questionam os feitos de São Tiago. Até o século 9, nenhum documento fez menção às pregações de Tiago na região noroeste da Espanha. A dúvida também paira sobre a autenticidade dos restos mortais e do túmulo de Compostela. Há teólogos que sustentam que o apóstolo teria sido enterrado na igreja de Saint-Saturnin, em Toulouse, na França. Outros são defensores da tese de que as relíquias sagradas tenham sido divididas entre as duas igrejas. Numa bula decretada em 1884, o papa Leão XIII (1878-1903) manifestou-se pela autenticidade dos ossos enterrados em Compostela.

Veja também

Onze Dias
Onze Dias
Onze Dias pelo Caminho do Sol. 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. A viagem de três amigos pelo Caminho do Sol deu origem a uma plataforma multimídia estruturada inicialmente na internet, com site e redes sociais, que contará com a publicação de um livro detalhando a peregrinação e servindo de inspiração e guia para pessoas que pretendam percorrer o Caminho do Sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *