Por que as bolhas se formam?
12 de novembro de 2015
Como cuidar de uma bolha?
12 de novembro de 2015
Exibir tudo

Como evitar o aparecimento de bolhas?

Mesmo tomando todos os cuidados necessários e utilizando o equipamento adequado não estamos livres de ter bolhas bem doloridas. Como medidas preventivas sugerimos:

  • Verificar o perfeito ajuste das meias, que devem ser de preferência sem ou com o mínimo de costuras possível.
  • Normalmente usamos duas meias em cada pé, uma mais fina em contato com a pele e a outra, atoalhada, sobre a fina;
  • Utilizar um calçado adequado para trekking de preferência à prova d’água;
  • Cuidar da higiene diária dos pés, que devem ser lavados imediatamente ao final de cada etapa.
  • Passar vaselina, pomada de arnica ou vick vaporub entre os dedos. Esses produtos diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos, revelando-se fantásticos preventivos contra bolhas. Muitos peregrinos seguiram viagem aliviados após descobrirem este macete.
  • Não tomar banho antes de começar a andar, principalmente banhos longos e com água quente, pois a pele dos pés amolece e fica mais propensa às bolhas.
  • Enquanto estiver caminhando, logo que sentir uma região do pé dolorida ou sensível, pare e verifique a causa. Corrija o problema da meia ou da bota e cubra a região com esparadrapo Micropore. Não deixe a situação piorar por um simples descuido seu. Nas farmácias européias, principalmente naquelas ao longo do Caminho, existem produtos especiais que aceleram a formação de um novo tecido na epiderme.

Fonte: www.santiago.org.br/duvidas.asp

Veja também

Onze Dias
Onze Dias
Onze Dias pelo Caminho do Sol. 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. A viagem de três amigos pelo Caminho do Sol deu origem a uma plataforma multimídia estruturada inicialmente na internet, com site e redes sociais, que contará com a publicação de um livro detalhando a peregrinação e servindo de inspiração e guia para pessoas que pretendam percorrer o Caminho do Sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *