Caminho do Sol, preparatório para o Caminho de Santiago

Livros sobre o Caminho do Sol
17 de novembro de 2015
Simples assim
28 de novembro de 2015
Exibir tudo

Caminho do Sol, preparatório para o Caminho de Santiago

Em busca do contato com a natureza e para vivenciar momentos de reflexão e introspecção, em 2014, 674 peregrinos e 428 bicigrinos passaram pelo Caminho do Sol, considerado um preparatório para o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha.
Percorrendo onze cidades do interior paulista, o percurso parte de Santana do Parnaíba, passa por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Capivari, Piracicaba e São Pedro, encerrando em Águas de São Pedro. A caminhada inaugural, realizada pelo idealizador José Palma, aconteceu em 15 de julho de 2002 com 94 peregrinos.

“Quando retornei da minha experiência no Caminho de Santiago em junho de 1996, queria retribuir de alguma forma o que recebi lá. Resolvi, então, criar um ambiente para caminhadas de longa distância com boa infraestrutura para que os peregrinos pudessem caminhar com tranquilidade”, explica Palma.

Em 13 anos de existência, mais de 14 mil pessoas já passaram pelo Caminho do Sol. Segundo o idealizador os peregrinos têm mais de 40 anos e a maioria são mulheres, vindos de todo o Brasil e até de outros países, como Alemanha, Áustria, Argentina, Bélgica, Estados Unidos, França, Espanha, Japão, Itália e Venezuela.

“Desde o início, o Caminho cresce de forma lenta e contínua, mas o que realmente importa é que cada peregrino chegue ao final e encontre o que veio buscar, saia feliz e satisfeito. Em minha experiência, aprendi com minha mochila que o importante na vida não é a quantidade e sim a qualidade”, conclui José Palma.

Ao todo 9.879 peregrinos e 4.753 bicigrinos percorreram o Caminho do Sol.

Mais informações: www.caminhodosol.org.br

Fotos: Murilo Moser

Fonte: Revista Evidência

Veja também

Onze Dias
Onze Dias
Onze Dias pelo Caminho do Sol. 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. A viagem de três amigos pelo Caminho do Sol deu origem a uma plataforma multimídia estruturada inicialmente na internet, com site e redes sociais, que contará com a publicação de um livro detalhando a peregrinação e servindo de inspiração e guia para pessoas que pretendam percorrer o Caminho do Sol.

2 Comentários

  1. dalberto disse:

    parabéns gostaria tb de fazer o caminho do sol como faço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *