Caminho das Missões- São Borja, Rio Grande do Sul (Brasil)

Passos dos Jesuítas – Anchieta – Peruíbe, São Paulo
21 de junho de 2014
Caminho da Fé – Águas da Prata, São Paulo (Brasil)
26 de junho de 2014
Exibir tudo

Caminho das Missões- São Borja, Rio Grande do Sul (Brasil)

Percurso Total: 325 km

Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. O percurso parte do município de São Borja, local da 1ª Redução Jesuítica dos 7 Povos das Missões e terra dos Presidentes, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina.

Trajeto

Nos 325 km do Caminho das Missões pouco mais de 5 km são por estradas pavimentadas (exceto nas cidades), o resto são estradas de terra no interior dos municípios. As estradas são utilizadas para o deslocamento das comunidades interioranas e para o escoamento da produção.

A terra vermelha, característica da região, gruda nos pés quando chove, e, em períodos de seca, levanta grandes nuvens de poeira. Em muitos trechos foram colocadas pedras que requerem um bom par de calçados para percorrer o Caminho das Missões, o indicado é bota de caminhada.

O relevo é plano, com leves ondulações (coxilhas), apresentando algumas descidas e subidas próximas aos rios.

O Caminho das Missões não tem uma sinalização efetiva. Está em negociação com as prefeituras a pintura das setas, a colocação de placas e a sua devida manutenção.
Na região sul, as estações do ano são bem definidas. O verão é normalmente seco e quente, ficando a temperatura em torno dos 30ºC, ao passo que o inverno, mais rigoroso, é frio, com períodos de chuva, sendo a temperatura média de aproximadamente 10°C.

Experiência

O trajeto segue pelo município de Garruchos que possui uma natureza exuberante. Ao longo do trajeto estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuis), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana.

Das antigas trilhas guaranis, passando pelos caminhos missioneiros e depois as velhas estradas dos tropeiros é que se orientou e traçou o caminho que ora se apresenta como uma jornada, seja de peregrinação mística, tradição, lazer, pesquisa ou esporte.

O percurso indicado, segue naturalmente a mesma orientação dos antigos caminhos missioneiros – hoje relativamente modificadas pela ação do homem e suas necessidades de exploração do espaço – segue também, pontos de interesse que servem como referenciais históricos e místicos para o caminhante.

Mais informações: www.caminhodasmissoes.com.br

Fonte: www.caminhodasmissoes.com.br

Veja também

Onze Dias
Onze Dias
Onze Dias pelo Caminho do Sol. 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. A viagem de três amigos pelo Caminho do Sol deu origem a uma plataforma multimídia estruturada inicialmente na internet, com site e redes sociais, que contará com a publicação de um livro detalhando a peregrinação e servindo de inspiração e guia para pessoas que pretendam percorrer o Caminho do Sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *